A atribuição de valor ao texto revisado é sobre vários aspectos reconhecido, entre muitos, priorizando o social, econômico, intelectual e comunicacional, entretanto, pouco reconhecido antes do trabalho, somente incorpora valor depois do texto ser aceito no meio ao que foi destinado.
Um texto revisado é considerado um texto preparado para o leitor absorver sua essência e comunicar-se com o autor, afinal o revisor é um leitor crítico com imparcialidade no texto e se propondo apenas ao que comunica.
O autor no ato de escrever faz sua produção impondo certas regras e limitações, mesmo que inconscientemente o faz, e neste período de criação não leva em conta, muitas vezes, como o leitor irá interpretar o que está escrito. Afinal o que um diz é obscuro ao outro até que haja comunicação efetiva.
Regras e Limitações, inconsciente ou não, são muitas vezes formadas no intelecto do escritor que produz de forma que entende; ser a mais eficaz de atingir o leitor, é muito particular e causa certo desconforto se corrompidas, as regras são estabelecidas no escopo do trabalho, como adequação de palavras ou omissão de expressões julgadas inadequadas ao texto, e em relação as limitações, são reservadas ao assunto que se trata, não saindo do contexto narrado.
De fato, quando pronto o texto diz algo, sem levar em conta neste momento os erros ortográficos e gramaticais, nem sempre o texto diz o que o autor realmente queria dizer e ainda pode produzir efeitos ou interpretações totalmente contrárias ao pensamento do escritor. Neste contexto, a revisão faz com que o texto diga o que o autor diz e efetive a comunicação entre autor e leitor proporcionando conforto e entendimento para ambos.
Voltando a questão dos erros ortográficos e gramaticais, é inevitável não produzi-los juntamente com o texto, por mais exímio que seja o escritor, afinal a produção de um texto bem elaborado requer várias reflexões complexas e longas meditações a cerca do assunto estudado, formando assim um laboratório de palavras para análise e que ainda serão juntadas e agrupadas ao perfeito contexto. Assim fica estabelecido que algum erro pode passar despercebido e será corrigido na revisão, ou não.
O valor atribuído ao texto é exatamente o entendimento perfeito entre autor e leitor, produzindo e efetivando a comunicação, transformando o texto em meio de propagação de ideias, completamente adequadas ao leitor e formando pensamentos flexíveis ao entendimento mútuo.
Seja qual for e para que destino for, o texto deve comunicar – a comunicação é efetivada com o entendimento do leitor com referência ao que o escritor diz.
Aprimore, Melhore, Atribua Valor.